O que é a dor Ciática

O que é então a dor ciática 

A dor ciática define-se como um episódio de dor aguda ao longo do nervo ciático, devido a uma compressão ou irradiação de uma das raízes nervosas deste nervo. Estas compressões podem ter várias origens, mas na maioria dos casos encontram-se associadas a hérnias discais.

Origem da dor ciática

A dor ciática pode ter origem na coluna lombar e estender-se até ao pé, agravando-se durante a marcha e em situações de esforço físico. Na maioria dos casos, a fase aguda da dor tende a melhorar entre 4 a 6 semanas. O paciente deve procurar essencialmente o repouso e poderá tomar algum analgésico ou antiinflamatório. 

O apoio da fisioterapia

Pode recorrer à fisioterapia para alívio da sintomatologia e prevenir o agravamento de futuros episódios. Existem algumas dicas que podem ajudar-nos a proteger a nossa coluna, como por exemplo:

  • Procurar manter uma postura o mais correta possível em repouso e em movimento;
  • Realizar um fortalecimento muscular adequadamente;
  • Ser o mais ativo possível;
  • Ter cuidado na pega e no transporte de objetos pesados;

Caso a dor persista ou surjam sintomas mais graves a nível neurológico ou gastrointestinal, deve consultar imediatamente um médico especialista. Nestas situações, a fisioterapia tem inicialmente como objetivo de intervenção identificar os fatores que estão a causar o problema. Assim, a fisioterapia tem um papel no alívio da dor e da sintomatologia destes pacientes. Posteriormente, é realizado um ensino ao paciente de alongamentos e exercícios de fortalecimento muscular para evitar futuros episódios. A prática de Pilates Clínico também é muito benéfica em situações de ciatalgia, onde realizará exercícios adaptados à sua condição após uma avaliação detalhada de um profissional.

Soraia Marques

Fisioterapeuta

Sobre

Médico especialista no diagnóstico e terapêutica dos distúrbios de cabeça, pescoço e costas. Nos últimos anos, tenho procurado cultivar a relação médico-paciente, de forma a proporcionar um melhor acompanhamento na recuperação da qualidade de vida dos meus pacientes.

Outros Artigos

Costas

O que é a dor Ciática

O que é então a dor ciática  A dor ciática define-se como um episódio de dor aguda ao longo do nervo ciático, devido a uma