Quem é o Neurocirurgião Dr. Martin Lorenzetti

As Minhas Origens

Sou Martin Alfio Lorenzetti, médico neurocirurgião, natural de Milão, Itália. Filho de um arquitecto e uma jurista. Cheguei a Portugal em 2011 para integrar a equipa do conceituado neurocirurgião Professor Dr. João Lobo Antunes, no Hospital de Santa Maria em Lisboa, onde permaneci até finais de 2018. Esses anos ensinaram-me muito e, confesso, voltei acreditar na meritocracia; algo que há muitos anos deixou de existir na Itália.

O Caminho Até Portugal

O meu percurso profissional esteve para seguir muito, muito longe de Portugal. Começou a definir-se num fellowship em Tel Aviv (Israel) ao lado do Professor Zvi Ram, num contrato de quatro anos.

Nessa mesma altura surgiu a amizade com o professor Lobo Antunes e a proposta de mudar-me para Portugal; em pouco tempo tornou-se real. Fiquei apaixonado por este país! Hoje, vivo em Cascais, mas é o Alentejo que me fascina. Faz lembrar-me a Toscana, mas sei bem que tenho ainda muito para descobrir nesse país maravilhoso. Em Portugal fui fantasticamente recebido e deixo-vos já um elogio… o civismo dos portugueses é muito bem desenvolvido e uma mais valia para quem procura um ambiente ideal como profissional mas também como pai.

Apesar da minha integração em Portugal ter sido muito fácil, começar do zero num país diferente é sempre uma tarefa difícil. Na Itália já era médico especialista há três anos, mas aqui trabalhei a um ritmo que me fez voltar aos tempos do internado.

O Presente

Atualmente dedico-me em exclusivo às consultas em clínicas privadas como a Cintramédica, na Portela de Sintra, ou o Hospital da Ordem Terceira, no Chiado, Lisboa. Como referi em 2019, na entrevista ao O MIRANTE, esta decisão foi uma forma de me dedicar com mais tempo e qualidade ao que escolhi fazer: neurocirurgia ao nível da coluna vertebral. Falaremos disso em um próximo post! Mas, por falar no próximo, este é o primeiro.

Há vários anos que considero iniciar um blog onde pudesse partilhar reflexões sobre a minha visão da vida, da profissão e especialidade e, sobretudo, aproximar-me dos meus pacientes. Aliás, como tenho feito através da minha página de facebook e youtube.

Em jeito de conclusão, além da neurocirurgia, sou pai de três jovens, pratico ginástica e surf. Tal como ler e ouvir música, são formas de me equilibrar e ajudar a concentrar-me no trabalho.

Sobre

Médico especialista no diagnóstico e terapêutica dos distúrbios de cabeça, pescoço e costas. Nos últimos anos, tenho procurado cultivar a relação médico-paciente, de forma a proporcionar um melhor acompanhamento na recuperação da qualidade de vida dos meus pacientes.

Outros Artigos

Costas

O que é a dor Ciática

O que é então a dor ciática  A dor ciática define-se como um episódio de dor aguda ao longo do nervo ciático, devido a uma