Tratamento por Laser Eutérmico das Hérnias Discais

causas das hernias discais, Dr. Martin Lorenzetti

Causas das Hérnias Discais

Resultam do enfraquecimento das paredes do disco intervertebral e da consequente ruptura e saída do seu miolo mais macio, que pode assim vir comprimir as raízes do nervo ciático e daí causar lombociatalgia. As causas são múltiplas, sendo que as mais frequentes têm a ver com esforços, sobrepeso e falta de exercício, além do desgaste relacionado com o próprio envelhecimento da coluna.

O que é o Laser Eutérmico

O laser está a ganhar cada vez mais crédito como tratamento eficaz e minimamente invasivo para aquela minoria dos casos em que as queixas não se resolvem espontaneamente ou com medicação e fisioterapia, mas que ainda assim não chegam a precisar de cirurgia.

Nomeadamente e em termos de resultados, o laser eutérmico propõem-se como alternativa de sucesso entre os procedimentos não cirúrgicos mais clássicos como a nucleólise/ozonoterapia, a radiofrequência ou a infiltração epidural, podendo chegar aos 80% de sucesso segundo os estudos mais recentes. 

Tratamento com Laser Eutérmico 

O tratamento com Laser (Nucleoplastia Percutânea por Laser Eutérmico) é aplicado no tratamento de hérnias da região lombar e também cervical. Consiste na aplicação de uma fonte de laser através de uma fibra óptica introduzida no disco herniado. A natureza eutérmica (baixa temperatura) desse laser específico é o resultado da tecnologia de ponta  mais recente, que alcança assim também uma segurança sem precedentes quanto ao risco de lesão das estruturas nervosas adjacentes. Além de tudo isso, o laser também permite a regeneração do contentor fibroso do disco, reduzindo assim a possibilidade de recidiva da hérnia, até agora não possível por nenhuma outra técnica minimamente invasiva, inclusive a cirurgia convencional.

A ação do laser reduz a pressão intradiscal e consequentemente a pressão que o mesmo exerce nas raízes nervosas, muitas vezes fazendo o disco regressar inclusive à sua posição natural. Mesmo que esse retorno posicional não ocorra, o alívio da dor e de outros sintomas é conseguido.

Procedimento com Laser Eutérmico

É feito sob uma sedação leve, sem dor, numa sala especial de procedimentos, por uma equipa especializada, em regime ambulatório, demorando 20 a 30 minutos. Os resultados positivos podem ser observados num dia, e o retorno ao trabalho é praticamente imediato. Pelos seus excelentes resultados, é um procedimento já muito em voga em países populosos como a América, estando a ser integrado entre as práticas mais eficazes também na Europa e chega agora, finalmente, a Portugal. No entanto, assim como para qualquer outro procedimento, o sucesso depende in primisda indicação do especialista para o caso específico de hérnia do disco, mas também da experiência do operador com essa técnica.

Sobre

Médico especialista no diagnóstico e terapêutica dos distúrbios de cabeça, pescoço e costas. Nos últimos anos, tenho procurado cultivar a relação médico-paciente, de forma a proporcionar um melhor acompanhamento na recuperação da qualidade de vida dos meus pacientes.

Outros Artigos

Costas

O que é a dor Ciática

O que é então a dor ciática  A dor ciática define-se como um episódio de dor aguda ao longo do nervo ciático, devido a uma